Side Quests #1

Inspirado na série Vale Seu Tempo, do Papo de Homem, resolvi experimentar fazer algo parecido por aqui. Irei compartilhar links/artigos/papers referentes a desenvolvimento e programação de jogos(e porque não outros tópicos) que mais se destacam em questão de conteúdo relevante para entusiastas dessa área.

Tommy Refenes – How do I get started programming games??? – Neste artigo, o principal (e único) programador de Super Meat Boy responde algumas das perguntas mais frequentes que ocorrem em aspirantes a desenvolvedores de jogos independentes. Por onde eu começo? Que livros eu leio? (spoiler: ele não vai pegar na sua mão e lhe ensinar um passo-a-passo)

Rodrigo Monteiro – Understanding the Game Main Loop – Quando eu estava na faculdade, uma das minhas maiores dúvidas era o que realmente diferencia, a nível de programação, os jogos dos outros softwares. Este texto, ao abordar a questão do loop do jogo, toca exatamente nesta questão que me atormentava a alguns anos atrás.

Extra Credits – Super Mario Bros: Level 1-1 – O Extra Credits definitivamente merece um post exclusivo, mas por enquanto irei me concentrar apenas neste video em especial. Neste episódio eles dissecam o início do primeiríssimo level de SMB, e justificam o posicionamento dos principais elementos do cenário. É o tipo de coisa que te faz perceber como o Level Design é uma prática rica mas que procura se encaixar da forma mais discreta possível na experiência do jogador, parecendo até algo trivial.

Pixelnest – Creating a 2D game with Unity – Agora pra quem já estiver afim de botar a mão na massa pela primeira vez na Unity, recomendo este tutorial, por estar relativamente atualizado e ser bem prático de se seguir. Pessoalmente, em questão de aprendizado, prefiro este tipo de tutorial que começa criando um joguinho enquanto explica os elementos da engine, do que ir logo de primeira na documentação e olhar as especificações gerais, uma a uma.

Deixe um comentário